Gestão por aplicativo aumenta a eficiência e reduz custos na IATF

Por Márcio Ribeiro Silva, MV e PhD em Produção Animal.

O propósito de fazermos o controle das informações é obtermos e analisarmos os resultados e, a partir destes, tomarmos decisões para mantermos ou alterarmos procedimentos e estratégias afim de que das metas almejadas sejam alcançadas. No programa de IATF isto não é diferente, ou seja, anotamos ou registramos informações daquilo que julgamos importantes, tais como categoria da matriz, escore de condição corporal, peso, fármacos do protocolo hormonal, identificação do touro e partida de sêmen, dentre outros, para obtermos resultados e tomarmos decisões após analisa-los. No entanto, controlar todas estas informações sem analisar os resultados não promoverá eventual mudança necessária para a maior eficiência do programa, já que detalhadamente o que está afetando o sucesso ou insucesso da taxa de prenhez em determinados lotes. Normalmente só conhecemos os resultados em detalhes após a estação de monta e, neste caso, os ajustes só se darão na próxima estação de monta. Mas se conhecermos o que está afetando positivamente ou negativamente a taxa de prenhez no início da estação de monta? Nesta condição, já nos diagnósticos de gestação dos primeiros lotes saberíamos o que deverá ser mantido ou modificado para maior sucesso nos protocolos dos lotes seguintes. Isto é a gestão da IATF na prática.

A tecnologia da informação por meio de aplicativos para smartphones joga a favor dos produtores e técnicos que pretendem fazer a gestão do programa de IATF. Neste sentido, a startup Agribov desenvolveu um dos mais completos e interativos aplicativos do mercado, controlando de forma amigável todos os principais fatores que afetam os resultados da IATF e gerando os indicadores necessários para tomada de decisão após o diagnóstico de gestação. Assim é possível fazer a gestão da IATF dentro da estação de monta, conhecendo e tomando decisões do que está dando certo e errado em todas as etapas do protocolo, tais como categoria da matriz, fármacos utilizados, sêmen, inseminadores e outros. Atualmente as evoluções tecnológicas permitem que o usuário trabalhe no curral de forma offline nos locais sem sinal de internet. Tão logo tenha acesso ao wifi ou rede da operadora, os dados serão sincronizados e salvos automaticamente na nuvem, trazendo segurança e agilidade no armazenamento das informações. Além disto, os resultados poderão ser enviados via relatórios para qualquer destinatário via as mídias sociais instalados no celular, como o WhatsApp. Outro aspecto importante e valioso está na formatação de um banco de dados padronizado que poderão a qualquer momento ser exportado para outros programas desde o Excel até os mais robustos softwares estatísticos. Assim, o Agribov abrange todos os perfis de usuários, isto é, pode ser utilizado por um pecuarista para saber os resultados de cada lote, por profissionais que trabalham em diferentes equipes e por pesquisadores interessados em compor um banco de dados completo e padronizado.

Tempo é dinheiro no dito popular e os APPs vieram para eliminar os incessantes trabalhos de digitação, a despadronização de dados e, principalmente, para conhecer e compartilhar de forma imediata os resultados a cada diagnóstico de gestação. Assim, o aplicativo Agribov traz estas soluções em polpar tempo, reduzir custos e agilizar tomadas de decisões no programa de IATF.