Como nascemos… um dedo de prosa

Em 2007 os médicos veterinários Márcio Ribeiro Silva e Daniel de Barros Marinho implantaram um promissor programa de substituição da inseminação artificial com observação de cio pela em tempo fixo (IATF) nos rebanhos de cria da Empresa Marinho de Agropecuária do Pantanal (Ema Pantanal) em fazendas no pantanal sul-mato-grossense. Com o crescimento vertiginoso do programa, veio a necessidade de automatização do processo de geração de informações, sobretudo às gerenciais. “Precisávamos de um sistema que fosse bastante amigável e um bom coletor de dados das etapas do protocolo de IATF e diagnóstico de gestação, mas que fundamentalmente nos entregasse relatórios fidedignos dos indicadores dos resultados da IATF (taxa de prenhez, taxa de concepção, etc.) e também um banco de dados com todas as informações de interesse de forma padronizada. Vislumbrávamos uma gestão em real dentro da estação de monta do programa de IATF e uso do banco de dados para estudos em parceria e geração de conhecimentos para aprimorar a biotécnica dentro da nossa realidade.

Assim, em 2012 executamos nossa estação reprodutiva com sistema de gestão de IATF próprio, o Insemina. Para tanto, recorremos ao especialista em tecnologia da informação Ricardo B. Nunes, que saiu da capital paulista para imergir nos mangueiros das fazendas para captar e desenvolver as funcionalidades necessárias. Ricardo Bertollato Nunes é co-fundador e CTO da Agribov. Portanto, desde 2012 não temos papel e Excel em nossas coletas de dados de IATF, i.e., a informação é lançada uma única vez e no mangueiro gerando relatórios e o banco de dados que requeríamos, ressalta Márcio Ribeiro Silva.

Com a evolução das “coisas” tanto em volume quanto em tecnologia, novas demandas de automatização foram surgindo não só na gestão da IATF mas em diversas operações. Frente aos novos desafios, o pecuarista e empresário, o técnico e pesquisador em produção animal e o desenvolvedor de sistemas somaram esforços e expertises no projeto da startup Agribov. Assim surgiu a Agribov para levar soluções em tecnologia pra dentro da parteira.